Gengivectomia na prática: passo a passo, o que é, procedimento, recuperação e quanto custa?

Com certeza, todos nós já nos deparamos com alguém com a gengiva desproporcional em relação ao dente não é mesmo? Isso se chama sorriso gengival. Se você não possui essa alteração na gengiva, deve conhecer alguém que passa ou já passou por essa situação.

Isso pode gerar desconforto na hora de sorrir e corrigir esse problema é mais simples do que você imagina.

Vamos a fundo entender o procedimento de Gengivectomia passo a passo e como ele pode devolver a alegria de sorrir. Afinal, nosso sorriso é nosso melhor cartão de visitas.

pexels-cottonbro-3402510

O que é a Gengivectomia?

A gengivectomia é uma cirurgia periodontal que serve para corrigir o excesso de gengiva em um paciente, ajustando a proporção entre dentes e gengiva. Em termos mais técnicos, levando ao aumento da coroa clínica no paciente.

Este procedimento é recomendado para pessoas que têm o chamado sorriso gengival. Normalmente, a principal causa desta alteração costuma ocorrer durante o nascimento dos dentes ou no freio labial, além disso o uso prolongado de aparelho fixo também é listado como uma das possíveis causas.

Como funciona a Gengivectomia?

pexels-jonathan-borba-4297521

Quando ouvimos nosso dentista falar em procedimento cirúrgico já imaginamos algo complexo, mas este não é o caso da gengivectomia, não se preocupe. Para esta correção, o periodontista retira entre um a dois milímetros de tecido, tudo com anestesia local dando o máximo de conforto ao paciente durante este processo.

Em alguns casos clínicos mais complexos é necessário um procedimento chamado osteotomia, que nada mais é do que uma raspagem da parte óssea do dente com o objetivo de uniformizar e corrigir deformidades do dente para deixar o paciente com aquele sorriso de cinema.

Mas a gengivectomia (procedimento reparador) é apenas um dos processos para corrigir deformidades na gengiva. Outra opção é a gengivoplastia (procedimento estético) que, ao invés de retirar o excesso de gengiva, o especialista refaz o contorno da gengiva.

Em todos os casos, o seu dentista irá recomendar o melhor procedimento para você.

Recuperação

Tanto a gengivectomia, a osteotomia e a gengivoplastia exigem uma série de cuidados pós-operatórios, muito semelhantes aos de outras intervenções cirúrgicas na boca, como as extrações por exemplo.

O processo de cicatrização costuma durar em média 30 dias e, para isso, o ideal é evitar alimentos de rígidos e quentes, já que podem danificar a gengiva sensível e aumentar o fluxo sanguíneo no local ocasionando em sangramentos. Alimentos líquidos e, de preferência gelados, são os maiores aliados nessa fase de recuperação. Evitar fazer esforço e atividades físicas também são recomendados nesse período, por tanto repouso nos primeiros três dias.

Cirurgia Plástica Periodontal - Benefícios

Ao se submeter a este procedimento, além do efeito evidente na autoestima do paciente, a mudança visual é óbvia e imediata logo após a cirurgia, resultando numa diferença por vezes bastante acentuada no sorriso e estética facial.

Indicações da cirurgia

As gengivoplastias são cirurgias que pretendem, como referimos anteriormente, corrigir defeitos gengivais e de tecidos moles em regiões que apresentam algum tipo de comprometimento estético. A principal razão que leva o paciente a procurar ajuda é, portanto, a componente estética, principalmente nos casos de retração gengival e quando apresenta um “sorriso gengival”, situações essas que passamos seguidamente a descrever.

O chamado sorriso gengival é caracterizado por uma grande visibilidade da gengiva ântero/superior quando a pessoa sorri, o que se torna, por vezes, demasiado inestético, constituindo assim uma das indicações da gengivoplastia. Nestas situações, aquilo que se faz é “recortar” parte da gengiva que recobre o início da coroa dos dentes, de forma a aumentar a porção visível da coroa em altura (aumento da coroa clínica), o que atenua de certa forma a inestética associada ao sorriso alto ou gengival, desde que se tenha o cuidado em manter uma proporção harmoniosa entre dentes grandes vs pequenos.

Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia gengival para redução da gengiva, consiste num tratamento de correção que passa pela remoção de tecido gengival cujo procedimento cirúrgico é muito simples e normalmente rápido.

Para efetuar esta cirurgia, o cirurgião dentista pode fazê-lo de forma convencional, utilizando um bisturi normal ou convencional ou utilizar o bisturi elétrico ou a laser (cirurgia a laser), e em alguns casos ainda uma broca específica cortante. No que diz respeito ao tempo da cirurgia, este pode variar mediante o tipo e extensão da área a intervencionar e da técnica a utilizar.

Para o efeito, o médico dentista procede em primeiro lugar à antissepsia (desinfeção) extra e intraoral, administra anestesia local infiltrativa de modo a que o doente não sinta qualquer dor durante todo o procedimento cirúrgico. Posteriormente, após incisão com bisturi e descolamento dos tecidos moles, remove a gengiva excedente, podendo corrigir inclusivamente outras imperfeições, como a regularização do contorno gengival (plastia gengival).

No caso de o paciente apresentar sorriso gengival, ou seja, quando a gengiva se vê muito quando este se ri, a cirurgia a realizar tende a ser mais pormenorizada devido às condicionantes estéticas inerentes, a incisão com bisturi é normalmente feita com bisel externo e implica uma duração média de 30 a 60 minutos, podendo chegar às 2 horas nos casos mais complicados.

De qualquer forma, cada caso deve ser analisado isoladamente, na medida em que, por vezes, retirar apenas 1 a 2 mm da gengiva resolve o problema, mas em casos mais complexos, quando a parte da gengiva que aparece em altura for muito acentuada, pode ser necessário efetuar uma cirurgia mais elaborada.

Para aprimoramento destas técnicas, comumente os profissionais utilizam modelos sintéticos. A Nacional Ossos produz moldes sintéticos, com alta tecnologia e detalhamento muito similares ao osso humano, respeitando à Bioética e proporcionando a melhor prática cirúrgica.

Pós operatório, recuperação

As técnicas mais recentes, além de possibilitarem excelentes resultados estéticos, proporcionam um pós-operatório onde se verifica praticamente ausência de desconforto para o paciente onde a recuperação tende a ser bem rápida, não carecendo de proteção com cimento cirúrgico, nem de cuidados tão específicos.

Quanto custa uma cirurgia?

Na gengivoplastia, o valor ou preço médio é muito variável, pois depende em grande parte do tipo de “defeito” gengival a corrigir, do método a considerar e da extensão da área a intervencionar.

Na gengivectomia, o preço tende a ser inferior ao custo da gengivoplastia, aproximando-se na maior parte das vezes do preço de consulta relativo à de qualquer outra intervenção dentária comum, como extrações e restaurações não complicadas.

Fonte: https://www.saudebemestar.pt/pt/medicina/dentaria/gengivoplastia-e-gengivectomia/