Odontologia Veterinária: Especialização, treinamento e Bioética.

Uma pesquisa realizada e divulgada pela Faculdade de Medicina Veterinária da Pensilvânia (EUA) revelou que 25% dos cães apresentam fraturas dentárias causadas pela mastigação de brinquedos e petiscos duros, gerando muita dor nos pets. E nem sempre é tarefa fácil os tutores identificarem o dente quebrado, pois não estão acostumados com o formato dos dentes e os pets na maior parte das vezes sofrem em silêncio e não reclamam. De acordo com o colégio americano de odontologia veterinária 85% de cães e gatos têm algum grau de doença periodontal (acúmulo de tártaro, mau hálito e inflamação da gengiva) e 70% dos gatos têm pelo menos um dente com reabsorção dentária. Estima-se que nem 2% destes casos sejam tratados. Isto significa que enquanto você lê esta matéria, é bem provável que o seu pet tenha alguma sensibilidade ou dor bucal. E a pergunta é: como saber se meu pet tem dor de dente?

Ficar atento a alterações no comportamento do pet como ficar mais quieto, menos ativo ou deixar de brincar, evitar alimentos maiores e mais duros pode ajudar na identificação de dor de dente nos pets e procurar ajuda especializada. Outros sinais como mau hálito, presença de tártaro, inflamação na gengiva, sangramento bucal, inchaços ou aumentos de volume, dentes fraturados, dentre outros, dão dicas que o seu pet pode ter dor de dente e precisa visitar o dentista veterinário.

As bases da odontologia veterinária são fundamentais no dia a dia de qualquer profissional que atenda animais domésticos. Para os que já realizam procedimentos odontológicos ou para os que desejam realizar é necessário adquirir uma ampla visão das variações de apresentação das moléstias e suas várias abordagens terapêuticas.

Para isso, a educação continuada e o treinamento cirúrgico são de fundamental importância para que o médico veterinário esteja capacitado para atender as mais variáveis situações.

Com o objetivo de atender essa demanda, a Nacional Ossos fabrica modelos com e sem gengiva, extremamente realistas, para auxiliar a capacitação e treinamento dos profissionais de veterinária respeitando às leis da Bioética.

 

Fechar Menu