Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

  • Categoria do post:Blog

CTBMF ou Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial é a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento cirúrgico das doenças, traumatismos, lesões e anomalias congênitas ou adquiridas do aparelho mastigatório e estruturas crânio-faciais associadas. Segundo a Lei 5.081/1966, que regulamenta o exercício da Odontologia no Brasil, engloba o que está partindo do osso hioide até a inserção do couro cabeludo e região anterior do tragus.

O especialista buco-maxilo-facial é um profissional da odontologia que possui qualificação para trabalhar tanto em ambiente clínico, como em ambiente hospitalar para intervenções de maior complexidade.

“A especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial encontra-se atualmente inserida, reconhecida e firmada no contexto do atendimento multidisciplinar em saúde, devido a esforços de inúmeros profissionais que no passado desenvolveram suas atividades em ambientes até então não comuns à formação do cirurgião-dentista, demonstrando por inúmeras vezes sua importância, capacidade e sobretudo eficiência na resolução dos casos em sua área de atuação.” CRO-SP

Nesse sentido, entre alguns dos procedimentos que um buco-maxilo-facial pode efetuar estão eles:

  • Tratamento dos traumas de face
  • Diagnóstico e tratamento de patologias maxilo-faciais*
  • Distúrbios na articulação temporomandibular
  • Exodontia de dentes inclusos e impactados
  • Correção de deformidades de face (Ex: ortognática)
  • Cirurgia com finalidade protética
  • Implantes, enxertos, transplantes e reimplantes

Como tem evoluído a cirurgia ortognática ao longo das últimas décadas? Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

  1. Avanços tecnológicos: A introdução de tecnologias avançadas, como a tomografia computadorizada e a modelagem em 3D, revolucionou a cirurgia ortognática. Essas ferramentas permitem uma análise mais precisa e detalhada da estrutura óssea facial, possibilitando o planejamento cirúrgico virtual e a simulação dos resultados antes mesmo da intervenção.
  2. Recursos de imagem avançados: Além da tomografia computadorizada, outros recursos de imagem, como a fotografia digital e as análises cefalométricas computadorizadas, são amplamente utilizados na avaliação e no planejamento cirúrgico dos casos. Isso permite uma análise mais detalhada das estruturas faciais e a visualização precisa das alterações que serão realizadas durante a cirurgia.
  3. Cirurgia minimamente invasiva: Com o avanço das técnicas cirúrgicas, surgiram abordagens menos invasivas, como a cirurgia ortognática assistida por computador e a cirurgia guiada. Essas técnicas permitem realizar incisões menores, reduzindo o tempo de cirurgia, o desconforto pós-operatório e acelerando a recuperação dos pacientes.
  4. Tratamento multidisciplinar: A colaboração entre cirurgiões bucomaxilofaciais e ortodontistas tem se aprimorado cada vez mais. O tratamento ortodôntico pré-cirúrgico é fundamental para posicionar corretamente os dentes e preparar a arcada dentária para a cirurgia. Além disso, o acompanhamento ortodôntico pós-cirúrgico é essencial para garantir a estabilidade dos resultados a longo prazo.
  5. Foco na estética facial: A cirurgia ortognática sempre teve como objetivo corrigir problemas de má oclusão e função mastigatória, mas atualmente também se concentra em melhorar a estética facial dos pacientes. Os avanços na compreensão das proporções faciais e do equilíbrio estético contribuíram para um planejamento cirúrgico mais preciso e resultados estéticos mais satisfatórios. . A correção das deformidades faciais e das disfunções mastigatórias e respiratórias pode levar a uma melhora na autoestima, confiança social e bem-estar geral.

 

Para acompanhar todo esse desenvolvimento e promover o treinamento de novos profissionais capacitados e alinhados com a evolução de técnicas tão precisas a Nacional Ossos desenvolve modelos exclusivos para o treinamento de CTBMF. Nossos modelos vêm sendo usados pelos melhores cirurgiões do mundo com êxito total em fraturas Le Fort I, II e III, colocação de placas e treinamento dos principais cortes de cirurgia ortognática praticados atualmente.

 

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER MELHOR KIT PARA TREINAMENTO DE BUCO MAXILO FACIAL

KIT CMF SOLUTION