Há mais de 20 anos, Nacional Ossos participa da evolução da odontologia no CIOSP

Presente no congresso há mais de duas décadas, empresa acompanha os avanços na área e faz do evento um espaço de diálogo, inovação e desenvolvimento de novos produtos

Há mais de 20 anos, Nacional Ossos participa da evolução da odontologia no CIOSP

Muito além de uma vitrine de lançamentos e negócios, o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), cuja 43.ª edição começa nesta quarta-feira (28), consolidou-se, ao longo das décadas, como um ambiente fértil para a troca de ideias, a aproximação entre ciência e prática clínica e o surgimento de soluções que transformam o dia a dia dos consultórios. É nesse contexto que a trajetória da Nacional Ossos se entrelaça com a própria evolução da odontologia contemporânea.

Presente no CIOSP há mais de 20 anos, a empresa – referência mundial na fabricação de ossos sintéticos realísticos – acompanhou de perto as profundas transformações tecnológicas que redefiniram áreas como implantodontia, ortodontia, periodontia e cirurgia bucomaxilofacial. “A partir do diálogo permanente com os profissionais que estão na linha de frente da prática clínica, desenvolvemos produtos que permitem o treinamento de técnicas cada vez menos invasivas, mais precisas, seguras e confortáveis”, afirma a sócia-proprietária Fabiana Franceschi.

Para ela, participar do CIOSP é ocupar uma vitrine internacional e, ao mesmo tempo, manter viva a essência do encontro humano. “É um momento de reencontrar grandes professores, formadores de opinião e empresas fundamentais para a odontologia mundial, que são nossos parceiros e com quem temos a oportunidade de começar a desenvolver novos produtos. Grandes ideias já nasceram em conversas que aconteceram no CIOSP”, destaca.

Tecnologia e encontro humano

Na avaliação do sócio-proprietário Paulo Costa Silva Filho, a proximidade com quem desenvolve novas técnicas é um dos fatores que explicam a longevidade e a relevância da Nacional Ossos. “Estamos no mercado há mais de 30 anos, trabalhando junto com as grandes marcas de implantes desde o início da implantodontia no Brasil. São parceiros e amigos que criam soluções cada vez mais avançadas. E o CIOSP oferece um ambiente descontraído para trocar ideias, fortalecer o networking e evoluir junto com a odontologia”, pontua.

Entre as parcerias de destaque está a família Borelli, com quem a Nacional Ossos já lançou diversos produtos. A novidade mais recente é um manequim para treinamento de gengivoplastia em dentes anteriores e técnicas de tunelização em laterais — procedimentos cirúrgicos voltados à harmonização do sorriso.

Na edição de 2026, a empresa apresenta não apenas produtos que impulsionam a capacitação profissional por meio do aprendizado realista, mas também modelos que facilitam a comunicação com o paciente, como é o caso da Maxila Acrílica com Implantes Angulados, a Mesa Clínica e o Macromodelo Núcleo.

Caminho para a internacionalização

Além de funcionar como um verdadeiro “nascedouro” de ideias, o CIOSP também foi o ponto de partida para um dos momentos mais decisivos da trajetória da Nacional Ossos. Em 2007, um encontro durante o congresso resultou no convite para participar do International Dental Show (IDS), realizado na Alemanha.

Com pouco tempo para se preparar, Fabiana e Paulo embarcaram na experiência que abriu portas para a internacionalização definitiva da marca. “Foi tudo muito rápido, mas a partir dali passamos a participar de outros congressos internacionais e ampliamos nossa atuação no mundo”, relembra ela.

No CIOSP 2026, que ocorre de 28 a 31 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo, a Nacional Ossos reforça essa história construída a muitas mãos. Nos quatro dias de feira, a equipe de vendas recebe visitantes e parceiros no estande H183, na avenida 21000, Bloco Verde.

 

Sobre a Nacional Ossos

Pioneira na América Latina, a Nacional Ossos nasceu em 1995, em Jaú (SP), e tornou-se referência mundial em modelos anatômicos realistas. Presente em mais de 60 países, desenvolve ossos sintéticos humanos e animais com texturas e densidades semelhantes às reais, permitindo treinamentos seguros e padronizados em ortopedia, odontologia e veterinária.

Os mais de 2 mil modelos, incluindo versões com réplicas de músculos, tendões e realidade aumentada, permitem a simulação de procedimentos com precisão e sem riscos biológicos. Hoje, a empresa figura entre as três maiores do mundo no setor com atuação em três áreas da saúde e possui Certificado ESG Diamante, o mais alto reconhecimento internacional em sustentabilidade.

Com centro de distribuição em Portugal, a Nacional Ossos mantém foco em inovação e bioética, contribuindo para o desenvolvimento da medicina e da odontologia e a formação de profissionais em todo o planeta. Saiba mais em ossos.com.br e @nacionalossos

Deixe um comentário