O que podemos fazer para deixar nossos ossos mais fortes?
No mês da mulher, a Nacional Ossos lança a campanha de conscientização de que “Ossos Fortes fazem Mulheres mais Fortes”, trazendo informações e dicas de como podemos tornar os ossos, alvo dos cuidados com a saúde.
Ter ossos fortes deveriam ser uma preocupação tão importante quanto ter um coração forte. Já que a osteoporose, por exemplo, é considerada o segundo maior problema de saúde mundial, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares.
E entre as mais afetadas, estão as mulheres. Três em cada quatro pacientes são do sexo feminino, afetando mais as que estão na fase pós-menopausa.
Osteoporose: como evitar e manter os ossos fortes?
A Osteoporose é definida como a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento. Essa doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio.
A fragilidade dos ossos nas mulheres é causada pela ausência do hormônio feminino, o estrogênio, que os tornam porosos como uma esponja. É a maior causa de fraturas e quedas em idosos.
Os principais fatores de risco de desenvolvimento dessa doença são:
- Pele branca;
- Histórico familiar de osteoporose;
- Vida sedentária;
- Baixa ingestão de Cálcio e /ou vitamina D;
- Fumo ou bebida em excesso;
- Medicamentos, como anticonvulsivantes, hormônio tireoideano, glocorticoides e heparina;
- Doenças de base, como artrite reumatoide, diabetes, leucemia, linfoma.
Quais são os locais mais afetados pela osteoporose?
Os locais mais afetados por essa doença são a coluna, o punho e o colo do fêmur, sendo este último o mais perigoso.
Procurar um médico especialista é o primeiro passo para cuidar dos ossos. Fazer exames que detectam o estágio que os ossos estão como a Densitometria óssea, pode ser um bom começo.
Não descuide da saúde dos seus ossos. Afinal, são eles que nos levam para onde queremos ir!