Artroplastia de Joelho: Recuperação e qualidade de vida.

ARTROPLASTIA DE JOELHO – RECUPERAÇAO DA MOBILIDADE E QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES

 

Uma prótese de joelho é colocada quando a articulação do joelho está gravemente danificada ou degenerada, causando dor crônica, limitação dos movimentos e dificuldades significativas na realização das atividades diárias. A cirurgia de colocação da prótese, conhecida como artroplastia total do joelho, é considerada quando outras formas de tratamento, como medicamentos, fisioterapia ou injeções, não conseguem proporcionar alívio adequado dos sintomas. Artroplastia de Joelho: Recuperação e qualidade de vida.

As condições que podem levar à necessidade de uma prótese de joelho incluem:

  1. Osteoartrite: É a causa mais comum de danos na articulação do joelho. Com o tempo, a cartilagem que reveste a superfície dos ossos se desgasta, resultando em dor, inchaço e rigidez.
  2. Artrite reumatoide: Uma doença autoimune que pode afetar várias articulações do corpo, incluindo os joelhos. Ela leva à inflamação crônica e danos nas articulações.
  3. Lesões graves no joelho: Fraturas ou lesões ligamentares graves que resultam em danos irreparáveis à articulação.
  4. Necrose avascular: Quando o fornecimento de sangue para a articulação do joelho é comprometido, levando à morte do tecido ósseo.
  5. Artrite pós-traumática: Inflamação das articulações que ocorre após uma lesão ou trauma no joelho.

 

Antes de optar pela cirurgia, os médicos costumam tentar abordagens não cirúrgicas, como medicação, terapia física e dispositivos de auxílio para aliviar a dor e melhorar a função do joelho. No entanto, quando essas opções não são suficientes para melhorar a qualidade de vida do paciente, a artroplastia total do joelho pode ser recomendada. A cirurgia consiste na substituição da articulação do joelho danificada por uma prótese artificial, geralmente feita de metal, plástico e cerâmica. A prótese é projetada para reproduzir a função da articulação natural, permitindo que o paciente recupere a mobilidade e reduza a dor, melhorando significativamente a sua qualidade de vida.

Nesse caso, o treinamento especializado dos ortopedistas é de extrema importância. Pois aprimora a competência dos cirurgiões ortopédicos, permitindo-lhes adquirir as habilidades e o conhecimento necessários para realizar procedimentos complexos com segurança e eficiência. A prática sistemática e supervisionada é crucial para garantir que os cirurgiões estejam preparados para enfrentar diversos cenários durante uma cirurgia, o que reduz o risco de complicações e aumenta a taxa de sucesso das cirurgias.

À medida que os cirurgiões ganham experiência, podem contribuir para o avanço da ortopedia e introduzir melhorias nos procedimentos cirúrgicos, como as técnicas de cirurgia minimamente invasiva, que envolvem incisões menores e recuperação mais rápida para os pacientes. Essas abordagens resultam em menos dor, menor tempo de internação e menor risco de infecção.

A cirurgia ortopédica requer habilidades manuais precisas, e o treinamento permite que os cirurgiões desenvolvam destreza e coordenação necessárias para manipular instrumentos cirúrgicos com precisão, para isso a Nacional Ossos® desenvolve modelos cada vez mais realistas e contribui com o respeito a Bioética e coloca seus produtos à serviço da vida.

Artroplastia de Joelho: Recuperação e qualidade de vida.