Tratamentos menos invasivos, mais precisos, seguros e confortáveis, aliados a uma experiência cada vez mais positiva para o paciente, são uma tendência consolidada na prática odontológica contemporânea. Essa transformação estará em evidência no 43.º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), maior evento da área na América Latina, que ocorre de 28 a 31 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo, e contará com a participação da Nacional Ossos, referência mundial na fabricação de ossos sintéticos realísticos.
Em um cenário marcado pela rápida incorporação de novas tecnologias à saúde, a odontologia exige dos profissionais um aprimoramento constante — tanto do ponto de vista técnico quanto à forma de se comunicar e demonstrar os procedimentos aos pacientes. Nesse contexto, a Nacional Ossos oferece soluções que acompanham as novas demandas do mercado e a prática clínica mais avançada.
Com um portfólio que reúne mais de 300 produtos aplicados nas áreas de implantodontia, ortodontia, periodontia e bucomaxilofacial, a empresa levará ao CIOSP uma seleção de itens que poderão ser conferidos de perto e adquiridos durante os quatro dias de feira.
Entre os destaques está a Maxila Acrílica com Implantes Angulados, modelo que facilita a comunicação com o paciente ao permitir que o dentista demonstre, de forma clara, como será a fixação de uma prótese total com implantes inclinados, evitando a necessidade de levantamento do seio maxilar para enxerto ósseo. “Trata-se de uma maxila com quatro implantes, sendo os dois laterais angulados, o que torna o procedimento mais simples, rápido e menos invasivo. É um produto único no mercado”, explica Dirceu Alves, diretor industrial da Nacional Ossos.
No estande da empresa no CIOSP, também estará a Mesa Clínica, composta por seis peças em acrílico, entre mandíbulas e maxilas com implantes, abutments (pilares) e parafusos reais. O conjunto possibilita a demonstração de três tipos de fixação de prótese removível — O-ring, Barra Clip e Barra O-ring — além da prótese protocolo (fixa) com seis implantes superiores e quatro inferiores. “É uma excelente ferramenta de venda e demonstração do tratamento para pacientes que perderam todos os dentes de uma arcada”, pontua Alves.
O Macromodelo Núcleo é outro produto estratégico. De forma lúdica, o kit permite explicar ao paciente a diferença entre a ponte fixa e o implante unitário. “Ele ajuda o implantodontista a mostrar as vantagens do implante, que preserva os dentes laterais sadios, evita o desgaste e a sobrecarga deles e facilita a higienização”, comenta o diretor industrial.
A Nacional Ossos ainda apresentará o Manequim para Escaneamento, desenvolvido para treinar escaneamentos 3D intraorais e extraorais com alta precisão. Com fidelidade ótica e anatômica, o modelo é radiopaco e possui articulação que reproduz movimentos naturais da cavidade oral. “É um produto muito útil em um momento em que todos os dentistas estão aderindo ao escaneamento por ser mais preciso, permitir o planejamento digital da reabilitação oral e dispensar o uso de moldeira, que é desconfortável para o paciente”, destaca Alves.
Presente no CIOSP há mais de duas décadas, a Nacional Ossos terá no local uma equipe dedicada a vendas, prospecção de novos negócios e demonstrações, com atendimento, inclusive, de participantes estrangeiros. “Vários professores ministradores e empresas expositoras do congresso, aliás, já são nossos clientes”, revela o diretor. O estande contará ainda com sala de reuniões para relacionamento com clientes e espaço instagramável.
Sobre a Nacional Ossos
Pioneira na América Latina, a Nacional Ossos nasceu em 1995, em Jaú (SP), e tornou-se referência mundial em modelos anatômicos realistas. Presente em mais de 60 países, desenvolve ossos sintéticos humanos e animais com texturas e densidades semelhantes às reais, permitindo treinamentos seguros e padronizados em ortopedia, odontologia e veterinária.
Os mais de 2 mil modelos, incluindo versões com réplicas de músculos, tendões e realidade aumentada, permitem a simulação de procedimentos com precisão e sem riscos biológicos. Hoje, a empresa figura entre as três maiores do mundo no setor com atuação em três áreas da saúde e possui Certificado ESG Diamante, o mais alto reconhecimento internacional em sustentabilidade.
Com centro de distribuição em Portugal, a Nacional Ossos mantém foco em inovação e bioética, contribuindo para o desenvolvimento da medicina e da odontologia e a formação de profissionais em todo o planeta. Saiba mais em ossos.com.br e @nacionalossos


