Junho Verde: mês da conscientização mundial sobre Escoliose

Junho Verde: mês da conscientização mundial sobre Escoliose

Durante todo mês de junho, desde 2013, celebra-se em todo o mundo a conscientização da escoliose, iniciativa da Associação de Escoliose do Reino Unidos (SAUK), que se espalhou por diversas instituições, hospitais e fundações de todo globo nos últimos anos, ganhando força com a adesão da Scoliosis Research Society (SRS). O objetivo é unir pessoas para criar uma consciência pública positiva sobre a escoliose, promovendo a educação e reunindo as pessoas afetadas pela doença. Junho Verde: mês da conscientização mundial sobre Escoliose
Este mês de comemorações atinge o auge em 26 de junho, o Dia Internacional de Conscientização da Escoliose. De acordo com a Scoliosis Research Society, a escoliose é uma deformidade tridimensional da coluna vertebral em que a curvatura do plano central excede 10 graus.

Escoliose, do que se trata. 

A escoliose é uma condição medica ortopédica, que a sua principal característica é a curvatura lateral da coluna vertebral. A escoliose tem 4 incidências mais comuns: Mês da Conscientização sobre Escoliose

  • Idiopática, essa se caracteriza por não ter uma causa conhecida, frequentemente diagnosticada na adolescência.
  • Congênita, nesse caso a curvatura anormal se apresenta já no nascimento, tendo suas causas ligadas a má formação do feto.
  • Neuromuscular, essa resulta de condições neurológicas ou musculares, que, por uma fraqueza ou falta de controle leva a coluna a tomar curvas laterais
  • Degenerativa: é originada pela degeneração dos discos da coluna vertebral devido ao processo natural de envelhecimento.

Mitos e verdades sobre a escoliose:

Você já deve ter ouvido muita coisa sobre a escoliose, mas algumas informações nem sempre são reais, fique atento:

Quem tem escoliose não pode praticar atividades físicas – MITO
Pessoas podem sim praticar exercícios, no entanto, é importante que algumas modalidades e exercícios sejam evitados, pois podem causar impactos na coluna.

Além disso, há exercícios específicos para pessoas. Natação, ioga, caminhada e pilates são alguns dos tipos de exercícios mais recomendados.

A escoliose nem sempre causa dor – VERDADE
Muitos pacientes não sentem nenhum tipo de dor, principalmente crianças e adolescentes. As dores são mais comuns em pacientes adultos.

A cirurgia é o único tratamento possível – MITO
A cirurgia só costuma ser orientada em casos mais graves, nos quais a coluna fica em uma curvatura de mais de 40 graus em adolescentes, e mais de 50 graus em adultos.

A escoliose pode ocasionar mais dor durante a gravidez e no parto – VERDADE
A dor lombar na gravidez já é algo comum entre muitas gestantes, por causa do crescimento da barriga, e no caso das mulheres com escoliose, essa dor pode acabar sendo agravada

Carregar peso nas costas causas escoliose – MITO
Carregar muito peso nas costas pode contribuir para o surgimento de dores na região lombar, fadiga muscular e alterações posturais. No entanto, não é o que causa a escoliose de fato.

Mochilas muito pesadas podem ocasionar em escoliose – MITO
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, isso é na verdade um mito. Não há nenhuma comprovação científica de que mochilas pesadas possam causar escoliose.

Sentar ou ficar em pé de forma inadequada pode causar escoliose - MITO

A má postura não é uma causa direta para escoliose, mas manter uma postura adequada é importante para a saúde da coluna e pode ajudar a prevenir o agravamento em pessoas com essa predisposição.

Tipos de escoliose por localização

Escoliose torácica: localizada próxima a área media da coluna, podendo ter a curvatura tanto para a direita quanto para a esquerda.

Escoliose lombar: essa se localiza na área inferior da coluna, podendo também ser curvada para os dois lados.

Escoliose toracolombar: essa acaba por se localizar em uma área que abrange as duas anteriores.

Escoliose dupla maior: também conhecida como escoliose em S, essa envolve duas curvaturas na coluna, comumente uma na torácica superior e uma na lombar inferior tendo um formato que remete a um S quando olhada de perfil.

Conscientizar é levar o indivíduo para uma melhor qualidade de vida.

Diferenciar os tipos de escoliose e determinar o tratamento adequado possibilitando uma qualidade de vida melhor aos pacientes é tarefa para os ortopedistas, que encontram na Nacional Ossos modelos específicos para o treinamento das técnicas cirúrgicas e explicação do caso aos seus pacientes.

Quer saber mais sobre os nossos ossos? Clique aqui

 

Junho Verde: mês da conscientização mundial sobre Escoliose

Junho Verde: mês da conscientização mundial sobre Escoliose