Você sabia que a artroplastia de joelho foi realizada pela primeira vez em 1968?

  • Categoria do post:Ortopedia

E que as artroplastias totais de joelho são um dos procedimentos mais bem-sucedidos em toda a medicina?

A osteoartrite (OA) é a mais prevalente doença musculoesquelética, acomete 4% da população brasileira e associa-se a morbidades como quedas, depressão, obesidade.O risco de mortalidade é 50% maior em pacientes com limitação para marcha decorrente da osteoartrose em joelho e quadril se comparado com o da população geral.

O aumento das artroplastias totais de joelho (ATJ) e quadril (ATQ) produz impacto social e econômico relevante e, por esse motivo, países como Austrália, Estados Unidos (EUA), Inglaterra, Canada e Coreia do Sul fazem estudos epidemiológicos e financeiros para essas cirurgias.  De acordo com a Agência Americana para Pesquisa e Qualidade em Saúde, mais de 600.000 artroplastias de joelho são realizadas por ano nos Estados Unidos. No Brasil, as informações sobre artroplastias são escassas.

Com o crescimento/ envelhecimento da população e o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas, a Nacional Ossos está sempre empenhada em desenvolver novos produtos que facilitem a capacitação dos ortopedistas!

Confira a demonstração da cirurgia de substituição do joelho com artrose avançada por uma prótese metálica, realizada pelo Dr. Felipe Brasil.

Fontes de pesquisa:
Revista Brasileira de Ortopedia
Orthoinfo